Desenvolvimento de Estratégias de Ludificação para o Ensino

O sucesso da indústria de vídeo-jogos despertou a atenção de vários investigadores interessados em compreender o que é que torna este tipo de entretenimento tão envolvente para tantos indivíduos e muito particularmente do sector educativo. Este curso propõe-se identificar quais os elementos da dinâmica e mecânica dos jogos (game design thinking) que podem ser incorporados em contextos educativos para aumentar a motivação e o envolvimento dos aprendentes e, de forma colaborativa, desenvolver estratégias de ensino ludificadas ou gamificadas.

Programa:

Unidade 0   Apresentação dos objetivos do curso
Unidade 1   Apresentação do conceito de ludificação
Unidade 2   Análise do impacto da ludificação na motivação e retenção dos estudantes.
Unidade 3   Descrição e análise de alguns exemplos de ludificação em contextos formativos.
Unidade 4   Identificação dos principais componentes de um jogo
Unidade 5   Introdução ao design the experiências de aprendizagem ludificadas
Unidade 6  Planificação de uma atividade pedagógica ludificada
Unidade 7  Desenvolvimento de uma atividade pedagógica ludificada
Unidade 8   Avaliação

Diretor de Curso

Cristina Água-Mel

email: aguamel@uevora.pt

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