Ambiente, Sustentabilidade e Educação

A pós-graduação em Ambiente, Sustentabilidade e Educação aborda problemáticas contemporâneas. É um curso interdisciplinar, de interesse cultural abrangente, de formação para a cidadania e de especialização em Educação Ambiental.

Objetivos

Contribuir para a construção de conhecimento em diferentes áreas científicas relevantes para o desenvolvimento de uma cultura ambiental, numa perspectiva de sustentabilidade;

Estimular a capacidade de reflexão sobre problemas do mundo contemporâneo ligados à temática ambiental, e promover a adaptação dos alunos a novas situações, nomeadamente as decorrentes de mudanças de paradigma;

Contribuir para o desenvolvimento de novas sensibilidades e de novos estilos de vida;

Adquirir/desenvolver competências de formador/educador no domínio da Sustentabilidade;

Potenciar a utilização de metodologias de investigação interdisciplinar;

Permitir que os estudantes possam prosseguir por uma via de investigação e eventualmente frequentar um ciclo de formação mais avançada (Mestrado ou Doutoramento com reconhecimento de competências e equivalência de unidades curriculares) ou que adquiram competências adicionais para o mercado de trabalho.

Organização

Regime de frequência: Os alunos poderão frequentar o curso, optando por um conjunto de unidades curriculares de entre as propostas neste ciclo de estudos perfazendo um total de 30 ECTS e obtendo o título de pós-graduado, ou frequentar unidades curriculares isoladas no caso de não pretenderem fazer o curso de pós-graduação ou pretendam fazê-lo mas em mais do que 1 ano lectivo. Nesses casos, os e-estudantes terão direito a um certificado relativo à(s) unidade(s) curricular(es) em que obtiveram aprovação e com indicação do número de créditos correspondente.

Saídas Profissionais

O curso confere competências que potenciam as saídas profissionais ligadas ao ambiente, planeamento, ensino e investigação.

Público-alvo

O público-alvo é diversificado, abrangendo sobretudo licenciados na área das ciências físico-naturais/artes da paisagem ou das ciências humanas, e que pretendam complementar formação ou aprofundar conhecimentos tendo em vista a formação pessoal ou profissional. Este curso poderá possibilitar a docentes dos Ensinos Básico e Secundário adquirir ECTS para efeitos de progressão na carreira, adquirindo uma formação relevante, na área da literacia ambiental, para a sua função formadora e educadora.

Diretor de Curso

Profº João Bernardo (jmb@uevora.pt )

Apoio técnico

Pedro Lopes (plopes@uevora.pt )

Pós-graduações, Mestrados, Doutoramentos | Ambiente, Sustentabilidade e Educação