Estudos Históricos Europeus e Africanos

A pós-graduação em Estudos Históricos Europeus e Africanos é um programa de formação avançada do Departamento de História da  Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora alicerçada na investigação histórica instalada em unidades  e grupos de investigação de excelência ( CICP [Grupo DyRET]; IHC [Grupo CEHFCI] ; e CIDEHUS.UE]

Objectivos

O programa visa proporcionar formação especializada em História Contemporânea, assente numa base sólida de métodos, técnicas, práticas historiográficas  e perspectivas de História Comparativa e Transnacional e num conhecimento avançado da História das Sociedades Europeias e Africanas e das suas conexões durante o longo Século XX (1880-1990).

Aos estudantes é proporcionado o contacto aprofundado com as historiografias e o conhecimento histórico sobre as Sociedades Europeias e Africanas, nas suas particularidades e complexas e diversificadas interacções coloniais e pós-coloniais, assim como dos processos de integração regional trans-nacionais/coloniais da Europa e de África. Neste quadro, um particular enfoque será dado às interacções entre a Europa e a África Austral, no passado representada como «África Branca» ou imaginada como «Terceira África».

Tendo estes conteúdos como guião, os estudantes reforçam as suas competências cognitivas, numa perspectiva histórica, sobre a diversidade  de questões relacionadas com a dinâmica e conexões das sociedades europeias e africanas, que podem favorecer a sua inserção nos mercados de formação e investigação do espaço lusófono; reúnem as necessárias competências e capacidades para poderem ser organizadores e participantes do diálogo Europa-África; e ficam em condições de poder prosseguir estudos académicos, visando a obtenção do Grau de Mestre em Estudos Históricos Europeus e Africanos

Saídas Profissionais

A pós-graduação oferece a oportunidade de acesso a uma carreira de historiador profissional com o prosseguimento de estudos (com creditação da componente curricular) no Mestrado em Estudos Históricos Europeus e Africanos da Universidade de Évora.  O curso confere ainda competências que potenciam a renovação das práticas de ensino e de investigação em Estudos Históricos e proporcionam formação histórica especializada a outros profissionais em áreas como as dos media , carreira diplomática e relações internacionais.

Público-Alvo

O público-alvo é diversificado, abrangendo sobretudo licenciados na área das Ciências Humanas e Sociais que pretendam complementar formação ou aprofundar conhecimentos tendo em vista a formação pessoal ou profissional. Este curso poderá possibilitar a docentes dos Ensinos Básico e Secundário adquirir ECTS para efeitos de progressão na carreira, adquirindo uma formação relevante, na área da literacia ambiental, para a sua função formadora e educadora.

Diretor de Curso

Professor Doutor Helder Adegar Fonseca, haf@uevora.pt

Organização

O Curso é ministrado em regime à distância, na modalidade b-learning (misto). Tem a duração de dois semestres para a frequência a tempo integral, e a duração máxima de quatro semestres para a frequência a tempo parcial, ao abrigo da O.S. nº 19, 2012 (Regulamento do Estudante a Tempo Parcial)