Matemática

Objetivos

Parte curricular:
Formação superior em Matemática teórica e aplicada com ênfase em Álgebra e Lógica (lógica, análise não standard, álgebra, teoria dos números, criptografia), Análise (optimização, controlo, sistemas dinâmicos, aplicações numéricas) e Estatística (estatística, investigação operacional, probabilidades).

Preparação da tese:
Estudo profundo de uma parte da Matemática e/ou as suas aplicações e ultrapassar a fronteira do conhecimento matemático ao resolver problemas em aberto e/ou ao iniciar uma nova teoria.

Capacidades visadas:
Formular teoremas e conceitos matemáticos novos e/ou modelar matematicamente num dos vários contextos de aplicação, conhecimento aprofundado e assimilação de partes da teoria matemática avançada e dos conceitos e técnicas matemáticas básicas, saber utilizar com sucesso meios informáticos, interpretar e transmitir resultados matemáticos de textos científicos, expor resultados de investigação própria, redigir.

Saídas profissionais

Estudos estatísticos e de efeitos de mudança, seguros, controlo de qualidade, logística (tarefas de optimização nas empresas, sistemas de saúde, autarquias, administração pública, etc.), cálculo assistido por computador e apoio à engenharia, à biotecnologia e ao desenvolvimento de produtos novos, produtos financeiros avançados, resolução de problemas de segurança através da criptografia. Nos últimos anos temos tido um importante acolhimento por parte de empresas e instituições interessadas em estágios profissionalizantes em Matemática, ver Entidades que colaboraram com o DMAT em Estágios.

Diretor de Curso

Profº Feliz Minhós, email: fminhos@uevora.pt  

Mais informação em

http://www.dmat.uevora.pt/ensino/doutoramentos/curso/%28codigo%29/139